
As escolas de samba levarão para o carnaval 2020 de São Paulo homenagens a cidades e países, tecnologia e também darão um tom político para a festa. Terá também a força feminina e a importância do negro na construção do Brasil, entre outros temas.
A Mocidade Alegre vai falar da força feminina e a Tom Maior vai falar da importância do negro na construção e desenvolvimento do Brasil. Já a X-9 Paulistana promete um desfile que fará uma viagem cultural pelo Brasil, contando um pouco da batucada de todas as regiões e religiões do país.
Confira os sambas-enredo de cada escola do Grupo Especial, na ordem que irão desfilar:
Primeiro dia:
Barroca Zona Sul
O enredo “Benguela… A Barroca clama a ti, Tereza!”, homenageia a líder quilombola Tereza de Benguela.
Tom Maior
A Tom maior vem como enredo ‘É coisa de preto”, que vai dar um tom mais político ao seu desfile, e irá falar da importância do negro na construção e desenvolvimento do Brasil. A escola ainda vai homenagear o humorista Mussum na bateria, e cada ala do desfile homenageará uma personalidade negra que tenha conquistado um papel de destaque na história do Brasil.
Dragões da Real
A Dragões da Real terá o enredo “A Revolução do Riso: “A arte de subverter o mundo pelo divino poder da alegria”. E promete que a plateia terá um ataque de riso com o carro abre-alas.
Mancha Verde
A Mancha Verde, que foi campeã em 2019 pela primeira vez do Grupo Especial do carnaval de São Paulo, irá homenagear Jesus com o enredo “Pai! Perdoai, eles não sabem o que fazem!” é uma homenagem a Jesus.
Acadêmicos do Tatuapé
O samba-enredo “O ponteio da viola encanta… Sou fruto da terra, raiz desse chão… Canto Atibaia do meu coração” da Acadêmicos do Tatuapé será uma homenagem a cidade de Atibaia, inteiror do estado de São Paulo, a escola teve como inspiração a palavra tupi “Tybaia”, que faz referência ao nome da cidade homenageada.
Império de Casa Verde
Com 150 libaneses compondo uma das alas, a Império de Casa Verde vem com o enredo: “Marhaba Lubnãn”, que é homenagem ao Líbano.
X-9 Paulistana
A X-9 Paulistana divulgou seu samba enredo para o Carnaval 2020
Com o enredo: “Os batuques do Brasil”, a X-9 Paulistana fará uma viagem cultural pelo Brasil, contando um pouco da batucada de todas as regiões e religiões do país.
Segundo dia:
Pérola Negra
Com o enredo: “Bartali Tcherain – A estrela cigana brilha na Pérola Negra”, a escola que foi campeã do Grupo de Acesso em 2019 e agora desfila no Grupo Especial, homenageará a comunidade cigana.
Colorado do Brás
O enredo “Que Rei Sou Eu?” vai falar sobre a história de Dom Sebastião com a Colorado do Brás.
Gaviões da Fiel
A Gaviões da Fiel vai falar de casos de amor com o enredo: “Um não sei que, que nasce não sei onde, vem não sei como e explode não sei porquê”.
Mocidade Alegre
O enredo “Do canto das Yabás renasce uma nova morada”, vai exaltar o poder feminino para a reconexão com o universo pela Mocidade Alegre.
Águia de Ouro
A Águia de Ouro vai falar sobre o tempo com o enredo: “O Poder do Saber – Se saber é poder… Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.
Unidos de Vila Maria
A Vila Maria escolheu o enredo: “O Sonho de um Povo Embala o Samba e Faz a Vila Sonhar” para homenagear a China.
Rosas de Ouro
O enredo “Tempos Modernos”, falará sobre a quarta revolução industrial.